Encontro de Viticultura Biodinâmica

Realizou-se no Sábado, 17 de Novembro, em Amarante, o 1º encontro de viticultura biodinâmica em Portugal.

Estiveram 15 pessoas presentes que ouviram a apresentação de 3 dos projectos vitícolas em Biodinâmica em Portugal e participaram vivamente nos debates programados.

O encontro decorreu na Casa da Juventude de Amarante, num ambiente fantástico, com grande entusiasmo dos participantes. Durante o almoço tivemos o prazer de provar os vinhos dos apresentadores dos projectos vitícolas.

No final, ficou o desejo de continuar com estes encontros anuais, talvez em outras regiões do país.

 

Novembro 2018

Estudo do Curso aos Agricultores 2018/9

A exemplo do que ocorreu no ano passado, estamos a realizar o estudo desta obra fundamental da Biodinâmica em 4 sessões, cada uma junto aos festivais cardinais do ano.

Já se realizou o encontro de S. Miguel, no Norte, em Vizela e no Centro, em Mação, com bastante sucesso e participação.

O encontro de Natal vai-se realizar em 2 de Dezembro (zona centro), em Alcochete, 9 de Dezembro em Alto da Lixa (zona Norte) e em 16 de Dezembro, em Serpa ou Évora (zona Sul).

Estes encontros ocorrerão sempre aos Domingos entre as 10:00 e as 12:30. São gratuitos para sócios e, para outras pessoas, pedimos uma contribuição de €10/pessoa.

O tema base a discutir no encontro de Natal será Compostagem e Fertilização em Biodinâmica.

Os encontros seguintes serão marcados atempadamente.

Todos os interessados em participar devem contactar-nos antecipadamente para o nosso endereço: biodinamicaportugal@gmail.com

Novembro 2018

 

Estudo do “Curso aos Agricultores”

Foram realizados entre o Outono 2017 e o Verão 2018, com a frequência apropriada, os encontros celebrativos dos festivais anuais (Páscoa, S. João, S. Miguel, Natal)  com o estudo do “Curso aos Agricultores”.

Estes encontros aconteceram regionalmente (Norte e Sul) e proporcionaram momentos bastante agradáveis de convívio mas também de estudo aprofundado da obra básica da Biodinâmica, consolidando assim os conhecimentos e motivações dos participantes.

Para a próxima época, Outono 2018 a Verão 2019, vamos repetir estes encontros, com o mesmo programa, mas com uma pequena alteração – os encontros estão abertos a não sócios mediante o pagamento de uma quantia simbólica de €10/sessão. Inscrições para a nossa caixa de Mail.

 

Programa: ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA BIODINAMICA

 

 

CURSOS e APRESENTAÇÕES 2018

A ABIOP  vai organizar em 2018, várias acções de divulgação e formação em Biodinâmica e em temas base a ela ligados. Essas acções estão divididas em acções de natureza técnica e acções de natureza cultural.

 

A partir do Outono, vão ser feitos:

  • Dois cursos de formação em Biodinâmica, um no Norte e outro na região de Lisboa com o objectivo de dotar os participantes com conhecimentos e experiência para poderem iniciar o seu projecto biodinâmico com confiança
  • Um curso de Viti-Vinicultura biodinâmica, no Norte (Minho ou Douro) destinado a profissionais vitícolas e enólogos.

Programas, datas e condições a anunciar oportunamente. Os interessados podem, desde já, manifestar o seu interesse em participar, pré-inscrevendo-se para a nossa caixa de correio electrónico.

O curso “Encontros com Infinito continua e será realizado nos locais de onde surgirem inscrições. Assim, agradecemos que se inscrevam para o nosso endereço electrónico.

22 Setembro 2018