FRAUDE NO BIOLÓGICO – Artigo na revista VISÃO

No dia 1 de Julho saiu na revista VISÃO, um artigo intitulado FRAUDE no BIOLÓGICO.

Expomos abaixo um comunicado sobre o assunto:

COMUNICADO

Saiu no sábado passado, dia 1 de Julho, na revista VISÃO, um artigo intitulado “FRAUDE NO BIOLÓGICO” onde se mostram determinadas situações irregulares a acontecer no nosso país na produção e comercialização de produtos biológicos.

Não conhecendo o autor do artigo nem a intenção com que o escreveu, quero, como Presidente da ABIOP, dizer o seguinte:

  1. Não considero a ABIOP nem a Biodinâmica minimamente atingidas por esse artigo dado o rigor com que trabalhamos na Biodinâmica. E é precisamente esta a mensagem que tenho passado ao público em todas as palestras sobre Biodinâmica que tenho proferido.
  2. Segundo as normas de comportamento e éticas que todos nós aceitamos implicitamente, quando alguém sabe de uma fraude (e todos nós sabemos que elas existem), não tem mais que denunciá-la às autoridades competentes em vez de tentar levantar escândalos que não resolvem os problemas mas sim somente trazem (supostamente) prestígio pessoal e social a quem os cria. Esta atitude é, por mim, condenável e dentro das funções que desempenho tentarei sempre desmascarar este tipo de situações quando surgirem.
  3. A ABIOP continua ativa e empenhada em prestar um serviço de qualidade na prática e divulgação da Biodinâmica, seja ela certificada ou não. Os princípios éticos com que a presente direção se rege levam a que, sempre que surjam dúvidas sobre a conduta ética e profissional de qualquer dos praticantes ou entidades reguladoras da Biodinâmica, a situação seja imediatamente abordada segundo os princípios de rigor e seriedade que aceitou quando se propôs a esse empreendimento e que, verificando-se alguma falha comprovada que cada um seja responsabilizado pelas suas ações e/ou palavras.

 

Pela Direção da ABIOP

 

João Castella em 5 de Julho de 2017

PERMACULTURA e BIODINÂMICA – DUAS VISÕES DO MUNDO

A ABIOP organizou em Janeiro passado, na Miosótis, em Lisboa, uma palestra sobre Agricultura Biológica, Biodinâmica e Permacultura.

Foi nossa intenção, com essa palestra, esclarecer o público sobre os princípios que orientam cada um destes métodos e as diferenças e semelhanças nas práticas adoptadas.

Como muito se fala hoje sobre Permacultura e Biodinâmica e, segundo nossa opinião, com alguma confusão sobre  as características de cada método, achámos por bem editar aqui um artigo sobre estas duas visões do mundo.

Assim, apresentamos a seguir extractos de dois artigos, um sobre Biodinâmica, de Pierre Masson, extraído do Guia Prático de Biodinâmica e outro, de Sandrine Le Roch, extraído da revista Biodynamis do MABD. Estes artigos são publicados com a autorização dos oradores do evento da Miosótis.

Esperamos assim contribuir para um esclarecimento sobre estas duas práticas agrícolas assim como os princípios que as orientam.

PERMACULTURA E BIODINAMICA

Março de 2017

 

 

AGRICULTURA FAMILIAR

A ABIOP vai organizar um curso sobre AGRICULTURA FAMILIAR.

Este curso, que já tem sido muito pedido, destina-se a todas as pessoas que têm pequenas hortas ou jardins, sem interesses comerciais mas que desejem trabalhar a terra segundo os conceitos biodinâmicos.

Como sempre, este curso realizar-se-á onde e quando houver pedidos para o fazer. Para já, estamos a organizá-lo em Sesimbra mas podemos fazê-lo em outras regiões do país. 

O curso tem bastantes módulos pois cobre vários capítulos da produção agrícola e vai requerer um empenho intenso, constante mas agradável dos participantes.

O curso pode ser feito por inteiro ou por módulos e integrado nele constam alguns módulos que, em conjunto, constituem um outro curso para PRODUTORES BIO, isto é, para produtores já com conhecimentos e/ou experiência em AGRICULTURA BIOLÓGICA.

O programa é: Agricultura Familiar

Março de 2017

 

 

Fundamentos da Agricultura Biodinâmica

A obra “Curso aos Agricultores” também chamada “Fundamentos da Biodinâmica” , curso original de Biodinâmica, dado por Steiner em 1924, é fundamental para a compreensão deste método agrícola.

Para facilitar o seu estudo, estamos a organizar uma série de palestras e pequenos cursos que levam a uma compreensão mais profunda mas facilitada dos principais conceitos desenvolvidos por Steiner nesse curso.

Nesse sentido, já foi feito em Lisboa, o curso “Encontros com o Infinito” e vão ser feitas, em breve, duas palestras também em Lisboa, sobre “Os elementos Constituintes da Matéria” e “As Qualidades Planetárias e Zodiacais”.

A abordagem aos temas dessas palestras são igualmente úteis a pessoas que não sejam agricultores mas que desempenhem outras actividades profissionais de uma  forma holística.

Para conhecer os respectivos programas, por favor, clique em: ELEMENTOS CONSTITUINTES DA MATERIA – QUALIDADES PLANETARIAS E ZODIACAIS

Todos este cursos e palestras podem ser realizados em outro ponto do país se para tal houver pedidos.

É nossa intenção, continuar com estudos que possam cobrir todos os conceitos desenvolvidos por Rudolf Steiner nesse curso.

Notícias de Janeiro 2017

  1. ENCONTROS COM O INFINITO: O curso Encontros com o Infinito em Lisboa está a decorrer, com grande interesse e empenho dos participantes. e-inf-2

Relembramos que este curso, assim como os que se seguem, para além de proporcionarem conhecimentos nas áreas que abordam, servem de base para uma mais profunda compreensão do Curso sobre Biodinâmica de Rudolf Steiner e que se intitula “Curso aos Agricultores”.

e-inf-1  Relembramos também que este curso pode ser repetido em outras datas e em outros locais do país, desde que haja procura.  Agradece-se aos interessados que nos contactem para o nosso endereço electrónico.

2. NOVOS CURSOS:

AB, PERMACULTURA e BIODINÂMICA:  A ABIOP vai realizar em Lisboa, na Miosótis, em 27 de Janeiro, das 16:00 às 19:00, uma palestra comparando vários tipos de agricultura, nomeadamente, Biológica, Permacultura e Biodinâmica.

Esta palestra tem como objectivo apresentar os princípios em que cada uma se baseia e como esses princípios são aplicados na prática. Será apresentada por especialistas em cada área (Eng. Jorge Ferreira, Eng. Catarina Joaquim e João Castella) e destina-se sobretudo a consumidores.

A mesma palestra (adaptada a produtores e outras pessoas), se desejado, pode ser repetida em outras datas e outros locais em todo o país, desde que haja pedidos que justifiquem a organização desses eventos. Pedimos aos interessados que nos contactem para o nosso endereço electrónico.

Esta acção decorreu bem, com boa participação e um documento relativo ás apresentações será editado pela ABIOP em breve.

INTRODUÇÃO À BIODINÂMICA: Uma palestra de Introdução ao método Biodinâmico a realizar na VILA TAGUS, em SANTARÉM a 4 de Março. Programa e condições:Apresentação Vila Tagus

INTRODUÇÃO à ANTROPOSOFIA: A ABIOP em parceria com a Sociedade Antroposófica está a organizar este curso o qual, juntamente com os cursos Encontros com o Infinito,  Elementos e Éteres , Qualidades Planetárias e zodiacais, constituem a base filosófica para se entender a Biodinâmica assim como outras actividades inspiradas na Ciência Espiritual de Rudolf Steiner.

O curso INTRODUÇÃO À ANTROPOSOFIA inicia-se a 7 de Fevereiro, no Porto e prolonga-se até Dezembro 2017. Este curso também pode ser frequentado por módulos. 

Para mais informações, por favor, contactar-nos para o nosso endereço electrónico.

 

 

Estudo do curso de Biodinâmica de Steiner

  1. A ABIOP vai organizar, em 2017, uma série de seminários sobre os seguintes temas:
  • Lei das Polaridades
  • Elementos Constituintes da Matéria: Terra, Água, Ar; Fogo
  • As qualidades Planetárias e sua manifestação na Natureza
  • As Qualidades Zodiacais  e sua manifestação nos reinos naturais

Todos estes seminários têm como objectivo aprofundar temas  básicos da Biodinâmica, os quais, no seu conjunto, permitem uma melhor compreensão do “Curso aos Agricultores” de Rudolf Steiner, obra básica da Biodinâmica.

Datas e Locais a anunciar oportunamente.

Dezembro de 2016

 

Curso ENCONTROS COM O INFINITO

O curso ENCONTROS COM O INFINITO vai-se realizar em Lisboa nas datas e local anunciados no cartaz.

A esta data, as inscrições estão completas. No entanto, será repetido, noutra data, noutro local, se houver mais gente  nele interessada.

Agradece-se contacto para biodinamicaportugal@gmail.com

O programa e condições são: encontros-com-infinito-cartaz

18 de Novembro de 2017

 

CURSOS e APRESENTAÇÕES 2017

A ABIOP  vai organizar este ano, a partir de Outubro de 2016, várias acções de divulgação e formação em Biodinâmica e em temas base a ela ligados. Essas acções estão divididas em acções de natureza técnica e acções de natureza cultural.

As acções de natureza técnica providenciam conhecimentos e capacidades para se poder iniciar, ou ampliar, um projecto em Biodinâmica e dão abertura à certificação Demeter.

As acções de natureza cultural, algumas delas em parceria com outras entidades, destinam-se a todos aqueles que desejam aprofundar conhecimentos em matérias base da Biodinâmica e da Ciência Goetheanística.  São proveitosos a produtores mas também a outras pessoas, não produtoras, com interesse em conhecê-las.

Esperamos assim oferecer um espectro mais alargado de opções para todos aqueles que se interessam pela Biodinâmica, Antroposofia e Ciência Goetheanística.

Todas as informações sobre estes cursos, palestras e seminários estão disponíveis em NOTÍCIAS no nosso site.

18 de Novembro de 2017