Demeter_hof07-03-1024x683.jpg

O QUE É A BIODINÂMICA?

Uma Agricultura de Futuro

DSC6370-2.jpg

A Biodinâmica é, historicamente o primeiro movimento organizado de Agricultura Biológica. O corpo de conhecimentos que é a base da agricultura biodinâmica, naquilo que se estende para além da experiência prática e científica, deriva do “Curso aos Agricultores” dado por Rudolf Steiner em 1924 e do contexto espiritual da Antroposofia dentro do qual esse curso foi dado.

Rudolf Steiner desenvolveu o conceito de que cada exploração, cada quinta, deve ser organizada como um organismo autossuficiente, uma individualidade agrícola autónoma. Esta deve ter em si tudo o que necessita para a sua própria manutenção. O solo, a vida do solo, os reinos vegetal e animal dependem intimamente uns dos outros. Uma rotação de culturas diversificada, fertilizantes biológicos equilibrados, uma pecuária apropriada, com alimentação proveniente da própria quinta e a inclusão da paisagem circundante no equilíbrio ecológico da quinta providenciam uma base para que se possa intensificar os ciclos naturais e aumentar a atividade biológica de plantas e animais.

Os produtos que a agricultura produz, têm que “falar” ao ser humano de modo a poderem verdadeiramente nutri-lo. O gado bovino, com a resultante produção de estrume, foi sempre e ainda é a base para a produção agrária. A pecuária requer pasto, o gado bovino em particular, o que é um fator importante a considerar no estabelecimento das rotações de culturas. A produção vegetal deve ser determinada pelas necessidades das pessoas e dos animais e requer uma abordagem conscienciosa do cuidar do solo. O objetivo principal é praticar agricultura de tal maneira que o estruturar a exploração numa unidade integrada resulte em produtividade e saúde e que tudo o que seja necessário para a produção provenha da própria exploração.

O trabalho em Biodinâmica requer uma forte ligação com a natureza essencial do método Biodinâmico, os seus princípios e fins. Para tal, torna-se necessário viver os processos naturais usando observação, pensamento e perceção. Finalmente, é importante que cada agricultor cresça para agir responsavelmente a partir dos seus próprios conhecimentos. Cada indivíduo deve agradecer à grande atividade Biodinâmica pela sua existência e sucesso e cada ato local, mesmo que não visível, engrandece a comunidade geral.

 
dsadff.jpg
Demeter_hof10-09.jpg

PRINCÍPIOS da BIODINÂMICA

touro.jpg

O ORGANISMO AGRÍCOLA

Fases da Lua 1.bmp

RESPEITO PELOS RITMOS CÓSMICOS E NATURAIS

aplic.jpg

APLICAÇÃO REGULAR DOS PREPARADOS BIODINÂMICOS

DSCF2879.JPG

RESPONSABILIDADE ECOLÓGICA

S5_6948.jpg

BIODIVERSIDADE

composto.jpg

FERTILIZAÇÃO PRIORITÁRIA POR COMPOSTO

ogm.jpg

PROIBIÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS E DE OGMs

soci.jpg

RESPONSABILIDADE SOCIAL