dem.jpg

LISTA DE INSUMOS DEMETER

Existem atualmente cerca de 3.100 insumos aprovados pela BFDI que podem ser encontrados online aqui.

 

O processo de registro dos insumos nesta lista, que cabe ao fabricante, não ao distribuidor, pode ainda demorar algum tempo, portanto, é natural que esta lista esteja constantemente a ser atualizada.   


Se um fabricante se recusar em registrar um produto na lista, nós, BFDI, continuamos a aceitar o uso de insumos simples desde que estejam aprovados pelo vosso certificador BIO.

Insumos simples são aqueles explicitamente mencionados como aceites nas Normas Demeter, especialmente nos anexos 3 a 5. Podem ser uma combinação de ingredientes, se estes aí estiverem listados.

Um exemplo pode ser: carbonato de cálcjio puro, enxofre elementar, bacillus thurigiensis. Eles podem ser avaliados pelo agricultor, mas necessitam aprovação pelo inspector durante a inspeção annual.

Qualquer dúvida tem de ser apresentada no relatório de inspeção.

Não existe nenhum procedimento de aprovação, por parte da BFDI, de insumos comerciais para a agricultura.
 

Insumos complexos que não estejam explicitamente mencionados nas Normas Demeter precisam de constar na lista de insumos.

Estes são insumos com formulações desconhecidas ou com ingredientes/aditivos não aprovados assim como fertilizantes ricos em azoto (ex: > 5% N).

Se o fabricante recusar registrar o produto na lista de insumos, então terá que mudar para um insumo simples que esteja aprovado ou que caia na categoria mencionada no ponto anterior.
 

Gostaríamos de o encorajar a tentar o seu melhor na sua exploração com rotações de culturas diversificadas, aumento de biodiversidade, uso de bom composto biodinâmico, uso intensivo de preparados biodinâmicos e uso de extratos de plantas de modo a se tornar independente de insumos comerciais.