História do Movimento Biodinâmico ®

i_image_steiner.jpg

1924

Pelo Pentecostes,Rudolf Steiner deu um curso em Koberwitz, Silesia, de 8 palestras, entitulado “Fundamentos Espirituais para uma renovação da Agricultura”, hoje publicado com o nome “Curso aos Agricultores”. O Círculo Experimental de Agricultores Antroposóficos começou imediatamente a testar as indicações de Rudolf Steiner. Três anos mais tarde,foi formada uma Cooperativa para comercializar os produtos biodinâmicos.

1928

O símbolo Demeter é introduzido e as primeiras normas para control de qualidade Demeter são formuladas.Numa cadeia de montanha do México, na encosta occidental da Sierra Madre, Rodolfo and Walter Peters começam a primeira plantação de café biodinâmico na Finca Irlanda em Chipas, que ainda hoje é trabalhada biodinamicamente.

250px-Lili_Kolisko.jpg

1930

A cromatografia, um método de visualizar a qualidade dos alimentos, é desenvolvida na Alemanha por Lily Kolisko e Ehrenfried Pfeiffer. O primeiro teste oficial (em Berlim) demonstra a eficácia dos Preparados Biodinâmicos.

transferir.jpg

1950

É publicado o primeiro número de "Lebendige Erde" ("Terra Viva"). Entretanto é criado em Darmstadt o Intituto para a Pesquisa Biodinâmica'.

transferir (1).jpg

1963

Maria Thun revela ao mundo o seu detalhado trabalho sobre as influências cósmicas nas plantas e desenvolve o “Calendário Lunar”, um calendário de sementeiras que tem sido traduzido e publicado anualmente num número crescente de línguas.

1978

Inicia-se um teste de longa duração, comparativo das agriculturas biodinâmica e convencional na Alemanha do Norte, que se dedica especialmente a estudar o feito de formação de húmus através do uso dos Preparados Biodinâmicos.

transferir (2).jpg

1994

A Demeter é a primeira instituição biológica a publicar um caderno de encargos de transformação de alimentos. É escrito o primeiro Doutoramento sobre um tema Biodinâmico (Os ritmos da Lua) pelo Dr. Hartmut Spiess, um colaborador do Instituto para a Pesquisa Biodinâmica. A Demeter é reestruturada de acordo com a Tripartição Social dando importância aos impulsos regionais. Estes dois temas tornam-se o foco do seu trabalho.

images.jpg

1999

Os 75 anos da Biodinâmica e são tomados passos importantes no sentido de uma organização de comércio mundial. A Demeter introduz um novo logo. O Fórum Mercantil Alemão, consistindo de produtores, transformadores, comerciantes e consumidores, trabalha numa estratégia mercantil de variados produtos Demeter com o mesmo logo.O Caderno de Encargos de Transformação é ratificado mundialmente e mais de 3,500 produtos Demeter estão disponíveis em lojas, desde massas Italianas,pão integral, vinhos de excelente qualidade e premiados gelados a roupas e artigos de toilete. A Demeter é a maior marca de produtos biológicos do mundo.

2002

É fundada a IBDA (International Biodynamic Association) em Novembro de 2002 cujos atributos incluíram a posse legal e proteção da marca DEMETER em todo o mundo.

2003

A Associação Biodinâmica da Índia ganha estatuto de membro convidado: A nutrição biodinâmica providencia benefícios adicionais acima dos alimentos normais – um estudo científico sobre Nutrição Biodinâmica feito pelo Forschungsring, na Alemanha, num convento alemão, dá ênfase diferenças consideráveis.

2007

A Demeter International reúne-se nos Estados Unidos, em Wisconsin, para celebrar os seus 10 anos de existência e para realizar a sua assembleia anual, atraindo países membros de todo o mundo. A Hungria ganha estatuto de membro convidado. A Assembleia Geral é feita no Michael Fields Agricultural Institute in East Troy, WI, o centro de formação e pesquisa para a Biodinâmica nos EUA, estabelecido nos anos 80. Os delegados visitam o centro e quintas modelo nas redondezas, onde além de se praticar a Biodinâmica, apresentam soluções sociais e comerciais inovadoras.