Arquivo mensal: March 2017

PERMACULTURA e BIODINÂMICA – DUAS VISÕES DO MUNDO

A ABIOP organizou em Janeiro passado, na Miosótis, em Lisboa, uma palestra sobre Agricultura Biológica, Biodinâmica e Permacultura.

Foi nossa intenção, com essa palestra, esclarecer o público sobre os princípios que orientam cada um destes métodos e as diferenças e semelhanças nas práticas adoptadas.

Como muito se fala hoje sobre Permacultura e Biodinâmica e, segundo nossa opinião, com alguma confusão sobre  as características de cada método, achámos por bem editar aqui um artigo sobre estas duas visões do mundo.

Assim, apresentamos a seguir extractos de dois artigos, um sobre Biodinâmica, de Pierre Masson, extraído do Guia Prático de Biodinâmica e outro, de Sandrine Le Roch, extraído da revista Biodynamis do MABD. Estes artigos são publicados com a autorização dos oradores do evento da Miosótis.

Esperamos assim contribuir para um esclarecimento sobre estas duas práticas agrícolas assim como os princípios que as orientam.

PERMACULTURA E BIODINAMICA

Março de 2017

 

 

AGRICULTURA FAMILIAR

A ABIOP vai organizar um curso sobre AGRICULTURA FAMILIAR.

Este curso, que já tem sido muito pedido, destina-se a todas as pessoas que têm pequenas hortas ou jardins, sem interesses comerciais mas que desejem trabalhar a terra segundo os conceitos biodinâmicos.

Como sempre, este curso realizar-se-á onde e quando houver pedidos para o fazer. Para já, estamos a organizá-lo em Sesimbra mas podemos fazê-lo em outras regiões do país. 

O curso tem bastantes módulos pois cobre vários capítulos da produção agrícola e vai requerer um empenho intenso, constante mas agradável dos participantes.

O curso pode ser feito por inteiro ou por módulos e integrado nele constam alguns módulos que, em conjunto, constituem um outro curso para PRODUTORES BIO, isto é, para produtores já com conhecimentos e/ou experiência em AGRICULTURA BIOLÓGICA.

O programa é: Agricultura Familiar

Março de 2017

 

 

Fundamentos da Agricultura Biodinâmica

A obra “Curso aos Agricultores” também chamada “Fundamentos da Biodinâmica” , curso original de Biodinâmica, dado por Steiner em 1924, é fundamental para a compreensão deste método agrícola.

Para facilitar o seu estudo, estamos a organizar uma série de palestras e pequenos cursos que levam a uma compreensão mais profunda mas facilitada dos principais conceitos desenvolvidos por Steiner nesse curso.

Nesse sentido, já foi feito em Lisboa, o curso “Encontros com o Infinito” e vão ser feitas, em breve, duas palestras também em Lisboa, sobre “Os elementos Constituintes da Matéria” e “As Qualidades Planetárias e Zodiacais”.

A abordagem aos temas dessas palestras são igualmente úteis a pessoas que não sejam agricultores mas que desempenhem outras actividades profissionais de uma  forma holística.

Para conhecer os respectivos programas, por favor, clique em: ELEMENTOS CONSTITUINTES DA MATERIA – QUALIDADES PLANETARIAS E ZODIACAIS

Todos este cursos e palestras podem ser realizados em outro ponto do país se para tal houver pedidos.

É nossa intenção, continuar com estudos que possam cobrir todos os conceitos desenvolvidos por Rudolf Steiner nesse curso.