Sem Título.png

CURSOS

Técnicos e Culturais

A ABIOP tem, permanentemente, preparados vários tipos de cursos de natureza técnica e de natureza cultural.

Os cursos de natureza técnica possibilitam aos participantes, encetarem o seu projeto biodinâmico com confiança, pois abordam os princípios e as práticas biodinâmicas, com demonstrações. 

Os cursos de natureza cultural versam sobre temas relacionados com a Biodinâmica e possibilitam aos participantes uma compreensão mais profunda das bases e práticas biodinâmicas.

Em 2021/22, a ABIOP vai realizar os cursos indicados abaixo:

CURSOS TÉCNICOS 

  • FORMAÇÃO em BIODINÂMICA

Este curso é uma formação completa em Biodinâmica e pretende dotar os participantes dos conhecimentos e experiência necessários para poderem iniciar, com confiança, o seu projeto biodinâmico - CONSULTAR PROGRAMA

  • JORNADAS TÉCNICAS

Nestas reuniões serão debatidos certos temas da Formação em Biodinâmica, mas somente na forma de “Perguntas e Respostas”. Estas jornadas pretendem ser um debate, um esclarecer de dúvidas sobre os temas propostos, mas nunca um curso em si nem uma substituição da formação.

Estão abertas a qualquer pessoa, realizar-se-ão via ZOOM, num dia de semana entre as 19:00 e as 21:00. Custo €25/pessoa/sessão. Inscrições feitas antecipadamente.

Jornada 1 sobre o Organismo Agrícola – semana de 10 a 16 de Janeiro

Jornada 2 sobre Ritmos – semana de 7 a 12 de Fevereiro

Jornada 3 sobre Fertilização e Preparados – semana de 21 a 25 de Fevereiro

Jornada 4 sobre Fitossanidade – semana de 9 a 13 de Maio

As datas certas serão combinadas com os inscritos.

 

CURSOS CULTURAIS

  • ESTUDO ACOMPANHADO DO “CURSO aos AGRICULTORES” de Rudolf Steiner

Este ano iremos estudar as Relações entre Homem e Natureza, que constitui uma base das bases da Biodinâmica, de uma forma holística e baseando-nos na experiência sensorial.

O objetivo é proporcionar ao participante, através de perceção objetiva (método goetheanístico) uma experiência vivida dos vários reinos da Natureza e como nos relacionamos com eles.

O processo consistirá em nos deslocarmos para uma certa paisagem e experienciar através dos nossos sentidos o reino mineral (rochas, relevo, textura, clima), as plantas dominantes e as forças vitais que elas veiculam, os animais que aí vivem naturalmente (as forças astrais que eles manifestam), as características das pessoas naturais desse lugar, o que fazem, como vivem e que cultura desenvolveram e como tudo isso se relaciona connosco.

Estes encontros são gratuitos para sócios da ABIOP e terão um custo de €25/ encontro/pessoa.

Datas e locais a anunciar oportunamente.