CURSOS

A ABIOP tem preparados para 2017, vários tipos de cursos de natureza técnica e de natureza cultural.

Os cursos de natureza técnica possibilitam  aos participantes, encetarem o seu projecto biodinâmico com confiança, pois abordam os princípios e as práticas biodinâmicas, com demonstrações. 

Os cursos de natureza cultural versam sobre temas relacionados com a Biodinâmica e possibilitam aos participantes uma compreensão mais profunda das bases e práticas biodinâmicas.

Os cursos realizar-se-ão em local e data a anunciar oportunamente, em Notícias, no nosso Menu.

Para se pré-inscrever em qualquer dos cursos, por favor, contacte-nos para biodinamicaportugal@gmail.com, dando o seu nome e morada e dizendo em qual dos cursos está interessado em participar. Assim que houver o número mínimo de inscrições, serão contactados.

CURSOS TÉCNICOS:

  • APRESENTAÇÃO 

     Este curso é uma primeira abordagem ao método biodinâmico, tem a duração de 1 dia e abre a possibilidade de uma formação posterior mais completa.

    Programa e Condições: APRESENTACAO geral

  • AGRICULTURA FAMILIAR

    Este curso destina-se a agricultores amadores, com pequenas hortas ou jardins, varandas ou balcões, sem interesses comerciais, que querem ter uma experiência de trabalhar a terra de acordo com os conceitos biológicos e biodinâmicos.  

     Programa e Condições: AGRICULTURA FAMILIAR

  • FUNDAMENTOS 

Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e experiência necessários para poderem iniciar, com confiança, o seu projecto biodinâmico.

Programa e condições: fundamentos

 FORMAÇÃO PARA PRODUTORES BIO

  • Este curso é uma versão reduzida do curso FUNDAMENTOS e só é acessível a quem tenha conhecimentos e/ou experiência em Agricultura Biológica.

Programa e Condições: prod-bio

 

  • As datas e locais dos cursos destes cursos serão anunciados em NOTÍCIAS, no nosso site.

 

CURSOS CULTURAIS

Incluem-se nesta categoria, palestras, seminários ou cursos sobre temas de aprofundamento dos princípios e bases da Biodinâmica.

Estes seminários e cursos constituem também uma abordagem aprofundada e pormenorizada ao “Curso aos Agricultores” de Steiner, obra base da Biodinâmica. 

Datas e Locais serão anunciados oportunamente em NOTÍCIAS, no nosso MENU.

Para 2017, temos programados as seguintes acções:

INTRODUÇÃO à ANTROPOSOFIA (em parceria com a SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA EM PORTUGAL) – curso em módulos de introdução aos conceitos base desenvolvidos por Rudolf Steiner no seu Curso aos Agricultores. A Antroposofia é a filosofia por detrás da Biodinâmica. Este curso permite uma melhor compreensão dos muitos conhecimentos novos introduzidos por Steiner na agricultura mas também em outras actividades humanas.

Inicia-se a 7 de Fevereiro, no Porto e prolonga-se até Dezembro 2017. Este curso repetir-se-á em 2018, em local e datas a anunciar.

ESTUDO ACOMPANHADO DO “CURSO aos AGRICULTORES” de Rudolf Steiner –  A ser encorajado regionalmente. Este estudo efectuar-se-á, prioritariamente, nas celebrações dos 4 festivais cardinais – Natal, Páscoa, S. João e S. Miguel.

ENCONTROS COM O INFINITO – curso sobre a Lei das Polaridades e suas aplicações no reino vegetal. Permite uma compreensão dos processos de  desenvolvimento das plantas e da relação força – substância nesses processos. PROGRAMA: Encontros com Infinito

AGRICULTURA BIOLÓGICA, BIODINÂMICA E PERMACULTURA- seminário comparando estes três tipos de agricultura, mostrando as diferenças e semelhanças entre eles. Tem como objectivo clarificar os princípios que orientam cada método.

OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA MATÉRIA, AS QUALIDADES PLANETÁRIAS E QUALIDADES ZODIACAIS – estes temas serão abordados ao longo de uma série de palestras e pequenos cursos. Têm como objectivo abrir a consciência dos participantes à sua compreensão e  ao modo como se encadeiam na constituição e desenvolvimento dos vários reinos da Natureza.

OBSERVAÇÃO GOETHEANÍSTICA oficinas práticas de observação de paisagens, plantas e animais. Surge na sequência do trabalho desenvolvido no curso anterior (Elementos constituintes da Matéria, Qualidades Planetárias e Qualidades Zodiacais).