CURSOS

A ABIOP tem, permanentemente, preparados vários tipos de cursos de natureza técnica e de natureza cultural.

Os cursos de natureza técnica possibilitam  aos participantes, encetarem o seu projecto biodinâmico com confiança, pois abordam os princípios e as práticas biodinâmicas, com demonstrações. 

Os cursos de natureza cultural versam sobre temas relacionados com a Biodinâmica e possibilitam aos participantes uma compreensão mais profunda das bases e práticas biodinâmicas.

Os cursos realizar-se-ão em local e data a anunciar oportunamente, em Notícias, no nosso Menu.

Para se pré-inscrever em qualquer dos cursos, por favor, contacte-nos para biodinamicaportugal@gmail.com, dando o seu nome e morada e dizendo em qual dos cursos está interessado em participar. Assim que houver o número mínimo de inscrições, serão contactados.

CURSOS TÉCNICOS:

  • APRESENTAÇÃO 

     Este curso é uma primeira abordagem ao método biodinâmico, tem a duração de 1 dia e abre a possibilidade de uma formação posterior mais completa.

    Programa e Condições: APRESENTACAO geral

  • AGRICULTURA FAMILIAR

    Este curso destina-se a agricultores amadores, com pequenas hortas ou jardins, varandas ou balcões, sem interesses comerciais, que querem ter uma experiência de trabalhar a terra de acordo com os conceitos biológicos e biodinâmicos.  

     Programa e Condições: AGRICULTURA FAMILIAR

  • FUNDAMENTOS 

Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e experiência necessários para poderem iniciar, com confiança, o seu projecto biodinâmico.

Programa e condições: fundamentos

 FORMAÇÃO PARA PRODUTORES BIO

  • Este curso é uma versão reduzida do curso FUNDAMENTOS e só é acessível a quem tenha conhecimentos e/ou experiência em Agricultura Biológica.

Programa e Condições: prod-bio

 

  • As datas e locais dos cursos destes cursos serão anunciados em NOTÍCIAS, no nosso site.

 

CURSOS CULTURAIS

Incluem-se nesta categoria, palestras, seminários ou cursos sobre temas de aprofundamento dos princípios e bases da Biodinâmica.

Estes seminários e cursos constituem também uma abordagem aprofundada e pormenorizada ao “Curso aos Agricultores” de Steiner, obra base da Biodinâmica. 

Datas e Locais serão anunciados oportunamente em NOTÍCIAS, no nosso MENU.

Temos permanentemente programados as seguintes acções:

INTRODUÇÃO à ANTROPOSOFIA (em parceria com a SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA EM PORTUGAL) – curso em módulos de introdução aos conceitos base desenvolvidos por Rudolf Steiner no seu Curso aos Agricultores. A Antroposofia é a filosofia por detrás da Biodinâmica. Este curso permite uma melhor compreensão dos muitos conhecimentos novos introduzidos por Steiner na agricultura mas também em outras actividades humanas.

ESTUDO ACOMPANHADO DO “CURSO aos AGRICULTORES” de Rudolf Steiner –  A ser encorajado regionalmente. Este estudo efectuar-se-á, prioritariamente, nas celebrações dos 4 festivais cardinais – Natal, Páscoa, S. João e S. Miguel.

ENCONTROS COM O INFINITO – curso sobre a Lei das Polaridades e suas aplicações no reino vegetal. Permite uma compreensão dos processos de  desenvolvimento das plantas e da relação força – substância nesses processos. PROGRAMA: Encontros com Infinito

OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA MATÉRIA, AS QUALIDADES PLANETÁRIAS E QUALIDADES ZODIACAIS – estes temas serão abordados ao longo de uma série de palestras e pequenos cursos. Têm como objectivo abrir a consciência dos participantes à sua compreensão e  ao modo como se encadeiam na constituição e desenvolvimento dos vários reinos da Natureza.